terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Que tal reinventar um Piquenique !!!!!!

Olá pessoas !!!

Que tal relembrar os velhos tempos em um grande e bom piquenique !!!!

Quando eramos crianças minha mãe sempre nos levava para este programa e era muito divertido ,hj anda meio esquecido por aqui mas se você for para fora do Brasil ainda é muito frequente ver as famílias aproveitando seu dia com este tipo de programa.

A ideia de hoje é ajudar você como preparar este que pode ser um agradável programa de férias com seus filhos ou simplesmente um encontro romântico com seu amor.

Já pensou em organizar a festinha de seus filhos como um piquenique,acho que seus convidados iriam adorar.

No mercado é possível encontrar cestas especiais para este momento lindas e bem equipadas mas se você não tiver ou não encontrar não tem problema,coloque tudo em uma sacola e vá ser feliz.


O cesto de piquenique certo


A ideia de um piquenique é mais focada na comida e bebidas, mas o cesto é o que cria o ambiente. Se tiverem a oportunidade de ter um cesto de piquenique tradicional, equipado com todos os apetrechos, usem-no. Se não, considerem investir num, porque a realidade é que um piquenique com um cesto a combinar torna tudo mais divertido. O cesto de piquenique tradicional já vem com toda a loiça, talheres, manta, copos e apetrechos necessários – existem para 2 ou mais pessoas, mas para um casal, basta um cesto de duas pessoas






























A Escolha Do Local


A data está decidida, falta agora escolher o local. Existem parques já preparados para receber piqueniques e com certeza que próximo de voce há um, mas poderá pensar noutros locais: no mar, na floresta, ao pé do rio, num parque. Todos os locais têm vantagens e desvantagens, e é sempre importante adequar o espaço às pessoas, por exemplo, se leva crianças deverá pensar se o espaço tem todas as condições de segurança.

Na praia


A praia é sempre um lugar muito apetecível para um piquenique, dada a proximidade da água e em dias quentes não há melhor, mas lembre-se sempre de levar protetor solar, para-vento e guarda-sol.
Na montanha ou floresta
O contacto com a natureza pode ser uma aventura. Tenha atenção ao vestuário e calçado que leva, terá de ser confortável para poder deslocar-se convenientemente e com segurança. Deverá dar especial atenção à comida do piquenique, dado que os cheiros poderão atrair animais. Não se esqueça também do repelente de insetos.

No campo


O sítio ideal para um piquenique de momentos calmos e de relaxe. Seja ao pé de um rio, onde pode aproveitar para se refrescar, ou num campo florido. Escolha um sítio onde saiba que não está a invadir a propriedade de ninguém e leve também repelente de insetos.

Que Comida Levar No Piquenique?


Temos o local, a data, chegou o momento de organizar o lanche.

5 aspetos a ter em conta:


É importante que tenha uma geladeira. É a forma mais prática de conservar os alimentos e as bebidas frescas durante 8 horas, graças aos termoacumuladores de frio.
Para evitar intoxicações alimentares nunca leve produtos que facilmente se estragam como cremes tipo maionese ou com ovo cru na sua composição, principalmente se o piquenique durar um dia inteiro.
Prefira sempre comida que facilmente se come à mão (sanduíches, croquetes), assim como comida que não precise de faca. Um garfo deverá ser suficiente.
Se optar por saladas, deverão ser temperadas apenas quando forem consumidas. O molho deverá ir num recipiente à parte, e prefira sempre o molho de vinagrete que não corre o risco de se estragar.
De preferência, prepare sempre porções individuais: opte por bolos pequenos (tipo muffins), leve a fruta cortada em caixas herméticas.

A quantidade:


Para um piquenique é importante que leve comida e bebida suficiente para todos: calcule meio litro de água por pessoa. Num piquenique com sol não é aconselhável que se leve vinho, prefira os sumos de fruta sempre frescos;

Escolha sempre 3 a 4 comidas diferentes para que possa haver escolha. Leve aperitivos fáceis de comer à mão, azeitonas, pequenas sanduíches, empadas;

Não se esqueça do pão. Se prefere as sanduíches, leve pão em quantidade suficiente e caixas herméticas com frios, queijos, entre outros, para que cada um faça a sanduíche à sua medida. Se o pão é a base do piquenique, calcule 3 porções por pessoa;

Leve a fruta já preparada a comer: faça saladas de fruta e separe por caixas herméticas individuais.
O Equipamento
O ideal para levar num piquenique para guardar os alimentos e bebidas será uma geladeira. Conserva melhor e mantém as bebidas frescas.

Poderá levar um saco isotérmico para guardar o pão e outros alimentos que não precisam de se manter tão frescos.

Noutro saco leve o equipamento para o piquenique: manta grande, guardanapos, talheres, copos, pratos.

O Que Não Pode Esquecer


Acumuladores de frio para a geladeira
Colheres, garfos, facas (se for realmente necessário), pratos e copos de papel
Abridors, saca-rolhas
Guardanapos
Uma manta grande que possa servir de apoio e sítio onde as pessoas se sentam
Almofadas para se sentir mais confortável
Sal e pimenta, caso algum alimento precise de tempero
Cadeiras desdobráveis
Guarda-sol, para-vento, sobretudo se vai à praia
Chapéus
Protetor solar e repelente de insetos
Kit de primeiros socorros com o básico: nunca está a salvo de uma mordidela de mosquito
Sacos para guardar o lixo
Jogos para as crianças

Sugestão de receitas



Tem que ser prático,Mini-sanduíches embrulhadinhos: um recheio bem saboroso pode ser feito com ricota amassada misturada com um pouquinho de iogurte ou requeijão para dar mais cremosidade e acrescida de azeitona picadinha e cenoura ralada. Sal e pimenta-do-reino a gosto. Outro recheio gostoso é peito de frango cozido e desfiado (pode ser sobras de frango assado, do tipo “televisão de cachorro”, fica ainda melhor), requeijão, salsinha, milho-verde e uva-passa.

Salada de Batata: cozinhe as batatas com casca, corte em pedaços e tempere com um molho feito de azeite extra-virgem, sal, pimenta-do-reino e mostarda l’ancianne (aquela com grãozinhos). Um toque de alecrim picado cai muito bem.


Brochette Caprese: sabe a famosa salada caprese?
É ela mesma, só que servida no espeto! Tomatinho cereja, bolinhas de mussarela de búfala e folhas de manjericão! Lembre-se que o tomate solta bastante água então deixe para montar os espetinhos o mais próximo possível da hora de sair.

Quiche. Pode ser de qualquer sabor. Quiche é melhor que torta porque é bem saborosa mesmo fria e seu recheio, por ser mais denso, não vai ficar caindo pelos lados.

Crutidés: legumes cortados em palitos e servidos com molhos diversos. Os legumes podem ser pepino, rabanete, cenoura, salsão, tomate, mini-milho, floretes de couve-flor, couve-de-bruxelas... enfim, o que a sua imaginação e estômago mandarem. Os molhos podem ser golf (catchup, mostarda, molho inglês e iogurte substituindo a maionese), iogurte com hortelã ou mostarda com mel.

Salada de Frutas. Pra deixar a coisa mais bonita, costumo “bolear” as frutas. Para isso é preciso um utensílio específico chamado boleador. Hoje em dia é encontrado até em supermercados. Melancia, melões variados, abacaxi, maçã, uva (essa não precisa bolear...). Se o piquenique for só para adultos, pode colocar uma tampinha de vinho do Porto no suco de laranja para cobrir as frutas que fica divino


Um docinho sempre vai bem, né? Pode ser um bolo invertido de banana ou abacaxi, pode ser um brownie, pode ser até brigadeiro de colher... Hummm!


Um drink que combina muito com a ocasião é o Clericot. Duas garrafas de vinho branco (sauvignon blanc ou semillon) ou espumante brut e frutas, como numa sangria. Eu gosto de colocar pêssego, nectarina, pêra e uva Itália. Beba bem geladinho e divirta-se!Tem a receita no blog em um post anterior de uma procurada por aí.

Espero que tenham gostado,beijocas .

Simone




3 comentários: