terça-feira, 16 de abril de 2013

Especial mães ,hoje chegou o dia da Célia

Olá pessoas!!!!

E aí me contem o que tem achado dos depoimentos destas mães tão especiais que toparam falar com agente e abrir seus corações.

Hoje quem vai falar é a Célia,nosso vinculo remonta a muito tempo por conta de nossos filhos Camila e Caio,que estudaram a vida toda juntos até na faculdade,cada um em um curso diferente mas no mesmo lugar,as formaturas ,primeira comunhão enfim uma amizade linda de uma vida toda,  amigos verdadeiros são pequenos tesouros não é mesmo e por isso pedi a Célia que me escrevesse algo sobre ela e os filhos.

 Célia é  mais uma destas guerreiras que trazem no coração a doçura de ser mãe  ,recentemente pude acompanhar em seu blog toda a sua preparação e o caminho percorrido por ela em Santiago de Compostela vale a pena ser lido,além de ser muito bem escrito tem um relato lindo e cheio de fotos,se vc pensa em ir vá até o blog que ela tem várias dicas http ://pespoepedras.blogspot.com.br/,vale a pena e  super recomendo.

Quando pedi que escrevessem  pedi que se possível  viessem com receitas e Célia fez com muito carinho,desta vez as receitas são dela e acredito que devem ser ótimas ,eu vou testar viu Célia,obrigada do fundo do coração de dividir sua intimidade com a gente,de tudo que li no seu blog ao acompanhar sua caminhada uma coisa realmente me encantou e neste mento gostaria da sua licença para dividir com quem nós lê neste momento,abaixo a citação que retirei de seu texto:


Surpreenda-se! Quer coisa melhor do que a gente se surpreender com alguma coisa que nós mesmos fizemos?? Não é legal?


 "É bom quando descobrimos que podemos surpreender a nós mesmos, faz pensar no que mais podemos fazer e havíamos esquecido."
(Filme Beleza Americana)


Vamos ao texto da Célia então:





“Ai, grande jantar mineiro
que seria esse... Comíamos,
e comer abria fome,
e comida era pretexto.”
Carlos Drummond de Andrade

Falar sobre família, filhos sempre é desafiador. São tantas histórias, tantos acontecimentos, que marcam as nossas vida,  nos transforma e nos fazem mais felizes. Quando tudo acontece ao redor da mesa, conseguimos agregar mais cor, sabor e aromas, sempre inesquecíveis. É ao redor da mesa que a família reunida comunga e reforça os vínculos, como diz o poeta, a comida é pretexto.
Para uma família como a minha, com 3 filhos homens, Lucas com 28 anos, Caio com 24 e Mateus com 21, a cozinha permanece aberta 24 horas por dia! Além de que a criatividade deve estar sempre a solta. Vocês podem imaginar qual a frase que mais escuto aqui em casa? “-Mãe!! O que tem para comer???!!”
Com um time desses,  os pratos mais apreciados são muitos! Quando eles eram pequenos, sempre oferecia uma mesa diversificada com legumes, verduras e frutas, mas tinha que ser tudo já cortadinho e fácil de servir. Conforme foram crescendo, os pratos foram ficando mais sofisticados e hoje fazemos até compatibilizações com vinho, além de sugestão de pratos e ingredientes.
Com o passar do tempo, a família vai aumentando e a mesa tem que crescer, amigos, família e namoradas também têm suas preferências. Atualmente os pratos preferidos são Risotos variados acompanhados de filet mignon ao molho de gorgonzola e musseline de mandioquinha.



Vamos às receitas:

Risoto de abobrinhas, presunto de Parma e ameixas pretas

2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1 e ½ litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola grande picada
1 abobrinha italiana picada
100grs de presunto de Parma picado
50 grs de ameixas pretas picadas sem caroço
50 grs de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
1 cálice de vinho branco
Cheiro verde picado
Coloque o azeite na panela e refogue a cebola, acrescente o presunto e mexa bem, coloque o arroz, acrescente o vinho e mexa até que os grãos de arroz estejam um pouco transparentes. Vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos. Coloque a abobrinhas e a ameixa picada e mexa. Verifique se o arroz está cozido al dente. Desligue o fogo e acrescente o queijo ralado e a manteiga. Verifique o sal e acrescente o cheiro verde. Sirva quente e cremoso.

Filet Mignon ao molho de gorgonzola

1kg e meio de filet mignon cortado em medalhão de 1 e ½ dedo de espessura
2 fatias grossas de queijo gorgonzola picado
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
½ xícara de leite
½ caixa de creme de leite
Sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Coloque metade do azeite e da manteiga numa frigideira larga e coloque os filés para dourar até que estejam macios. Coloque-os numa travessa.
Na mesma frigideira coloque o leite para que solte o líquido que ficou no fundo, acrescente o requeijão, o queijo gorgonzola e continue mexendo até derreter.  Acrescente o creme de leite e aqueça. Verifique o sal.
Coloque o molho sobre os filés que estão na travessa.

Musseline de mandioquinha

1 kg de mandioquinha lavada, descascada e picada grosseiramente
1 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
½ caixinha de creme de leite
Sal a gosto
Cozinhe a mandioquinha, escorra e coloque no liquidificador com 2 conchas da água do cozimento, a manteiga e o leite, o sal e o creme de leite aos poucos  e bata bem até obter o creme. Faça esse processo em 2 etapas, para que o copo do liquidificador não fique muito cheio. O creme não pode ficar muito mole (ou então servirá como sopa). O importante é acrescentar a água, o leite e o creme de leite aos poucos até dar o ponto.
Monte os pratos com o risoto, o filet e a mandioquinha.
Bom apetite! Aprecie sem moderação.

Pelo caminho se Santigo......


Espero que tenham gostado.
Beijocas
simone

2 comentários:

  1. Simone, adorei ter participado do seu Blog, ele é lindo e nos apresenta idéias maravilhosas!!!
    Obrigada pela oportunidade e compartilhar a minha história. Grande beijo! Célia Maciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que me senti muito honrada por você ter dividido com meu blog.
      Mais uma vez muito obrigada.
      bjs

      Excluir