quinta-feira, 11 de abril de 2013

Especial mães ,desta vez quem nos fala é a Cibele.

Olá pessoas!!!

Mais uma vez um depoimento lindo e apaixonado de uma mãe,quando pedi que as pessoas escrevessem sobre suas relações maternais a principio pedi estórias qual não foi a minha surpresa quando chegaram histórias ,verdadeiros relatos carregados da  verdadeira essência do que acredito ser verdadeiramente o papel de ser mãe .

Cada depoimento vem carregado do mais puro amor,não é fácil mesmo este papel e os babys não chegam com manual não é mesmo,mesmo assim todas vão desvendando este caminho sem volta que é o de ser mãe.

Estou adorando perceber que escolhi o caminho certo para esta homenagem,quando se pede para uma mãe falar dos seus filhos ela se inflama e fica iluminada,linda como merecem realmente.

A Cibele abriu o seu coração mesmo,contou para gente além das suas alegrias algumas angustias,desvendando assim o que muitas mulheres sentem e não tem coragem de se permitir se quer reconhecer estes sentimentos,eles são normais e é possível resolver as angustias maternas com muito amor.

Nunca mais vou me esquecer das palavras lindas de Hilda lucas que tu leu no dia em que a Manoela foi para os EUA fazer faculdade,não foi  com a boca e nem com o coração foi com o útero,o texto se iniciava assim;


La vai minha filha do olho grande, da pele morena e do cheiro de feijão. A menina que estreou a mãe em mim. A menina que chegou trazendo todo um universo de novidades: emoções, medos, encantamentos, aprendizados. Crescemos juntas: eu aprendendo a ser mãe e ela aprendendo a ser ela mesma. Descobrimos duas palavras mágicas: ela me chamou mãe e eu a chamei filha. Palavras novas e tão viscerais que pacientes esperavam para se cumprir.....E por aí vai quem quiser conhecer melhor é só procurar por Hilda Lucas é no MDEMULHER é muito lindo.

Vamos ao depoimento da CIBELE  então:




Simone  me pediu que contasse a minha história de maternidade. Então pensei, uma coisa tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil.... Bem vamos ver se eu consigo.

Eu sempre fui uma mulher que não fez planos de casamento e maternidade, sempre me preocupei sim em fazer uma carreira. Aliás eu nunca  pensei  que fosse me casar, quem dirá ter filhos, razão pela qual curti muito a infância de meus sobrinhos, pois sempre imaginei que fosse isso que o destino me reservava. Até que veio a Manoela ( hoje com 19 anos ).

Foi uma gravidez com fortes emoções e  por conta disso,   eu  me apeguei muito aquela “ barriga “. Quando veio a confirmação de que era uma menina então...., não me cabia de alegria, me lembro exatamente daquele dia. Vibrei muuuito.

Eu que nunca imaginei que um dia fosse ter filhos, encontrava-me completamente embriagada de alegria de ter aquele coração batendo dentro de mim, é algo que somente uma mãe consegue sentir, pois é indescritível, inigualável.

Bem, até que chegou o grande dia, quando a Manu, resolveu dar as caras ao mundo. Foi tudo muito rápido, parto normal ( e disto eu não abriria mão ), enfim tudo deu certo. Porém, algo não estava bem comigo. Ainda no hospital eu tinha uma sensação de um grande buraco em minha barriga e isto me acompanhou ainda por algumas semanas. O médico me disse depois  que era normal, que algumas mulheres tem esta sensação após ao parto.

Enfim,  parecia que faltava algo. E faltava,  a minha barriga que eu tanto gostava.
Estar grávida é algo de que eu realmente gosto muito, aquela barriga, aquelas sensações, é tudo muito mágico.

Bem, voltei para casa com a Manu nos braços e um buraco na barriga e assim seguimos por 6 anos, quando então Julio e eu resolvemos que era o momento de termos mais um  filho. A casa parecia vazia. A Manu sempre um encanto de menina, muito comportada não dando trabalho algum ( aliás é assim até hoje ). 

Faltava barulho de criança em casa!!! Isto sem contar a INSISTÊNCIA da Manu em pedir um irmão.

E assim, após três anos de tentativas, dois abortos, muito choro e tristeza veio o Pedrão. Foi um choque para mim saber que tinha um menino dentro de minha barriga, afinal somente tive irmãs. Minha irmã Isabela que tem dois filhos me deu de presente um livro chamado “ Criando Meninos “, para eu ir me familiarizando com este universo tão diferente do meu ( o feminino ).

Concluímos que queríamos um nome de um Apóstolo para o nosso filho, foi então que ficamos em dúvida entre Pedro e Tiago. Até que eu entrei no quarto mês de gestação e a médica me disse que o risco de um novo aborto era igual de qualquer outra mulher. Fui então ao Santuário de Maria Desatadora dos Nós um dia a tarde para agradecer. Quando cheguei lá, estava tendo missa e o sermão do padre falava sobre Pedro.
Pronto!!! Estava decidido, seria Pedro!!!

E assim foi, nasceu Pedrão um lindo garoto, ( também de parto normal ). Manu não cabia em si de alegria, seu sonho sendo realizado, enfim um irmão. Estávamos felizes, eu totalmente realizada e a família completa,  assim pensávamos nós.

Com o nascimento de Pedro, descobri que toda  mulher deveria ter um filho homem. Eu adorei. Pedro mesmo tendo brincadeiras abrutalhadas é um doce de garoto, muito carinhoso comigo, amoroso, preocupado, enfim tudo de bom!!!!

Acontece que a vida nos reserva grandes surpresas e as coisas nem sempre saem conforme o planejado!!!!!
Então, por conta disto, quando Pedro tinha 6 meses fiquei grávida da Noêmia, confesso que a tristeza se apoderou de mim. Foi uma gravidez difícil até com acompanhamento de psicólogo, pois tinha medo de ter depressão pós parto e não aceitar a minha filha, sim, era outra menina.
Mais uma vez tudo deu certo, apesar da gravidez “ complicada “ quando a Noêmia nasceu e o médico a trouxe para eu ver,  ainda na sala de parto eu lhe pedi perdão e tenho a certeza que ela aceitou. Neste momento o  amor que eu senti foi tão avassalador e instantâneo que eu cheguei a ter medo.
É um encanto de garota, penso ser a filha mais parecida comigo, não fisicamente, apesar de ser a única morena como eu.

Durante a gravidez da Noêmia, eu pensava: Como pode, eu que acreditava  que  não teria filhos agora terei três......

Hoje eu sei porque de tudo isto:
Aconteceu isto comigo,  para eu me perceber melhor, pois Noêmia é agitada, impulsiva, danada ( como eu era na infância ) questionadora, transgressora, alegre, enfim,  sou eu.....
Aconteceu isto comigo, pois assim ficou perfeito. O Pedro ganhou uma companhia, pois a Manu apesar de querer muito um irmão a diferença de idade é muito grande. Pedro e Noêmia SÃO GRANDES PARCEIROS.



Hoje sei que aconteceu isso comigo para eu ficar completa, sou uma mulher totalmente realizada e feliz e se eu não tivesse qualquer um dos meus três filhos na minha vida, esta não teria as mesmas cores que tem.
Tenho a certeza de que aconteceu isto comigo pois sou abençoada por Deus, por ter me dado os meus três filhos amados e por isso serei sempre eternamente grata.

Hoje, vivo em função dos meus filhos. Bem,  tenho sim a minha carreira, talvez se eu não tivesse tido meus filhos estaria melhor profissionalmente, mas ao dizer sim a Manu, fiz uma escolha, a qual não me arrependo, ESCOLHI SER MÃE.

Hoje, perto de meus 50 anos tenho a certeza que por melhor que a minha carreira pudesse estar, COM TODA A CERTEZA DESTE MUNDO não estaria melhor do que a vida que tenho hoje.  Não foi fácil abrir mão de alguns projetos profissionais, mas hoje sei que fiz as escolhas certas.

E é por isso que quando minha filha Manu foi embora para fazer faculdade nos EUA o ano passado eu sofri, pois foi um pedaço de mim  me foi arrancado e foi neste momento que descobri que quando um filho nasce começamos a nos despedir dele no mesmo instante. Nosso ele só é quando no ventre. Depois somos seus abrigos, seus condutores, seus provedores sem nunca esquecer que eles começam a ir embora no dia que nascem. No começo o tempo parece parar. A plenitude da maternidade e a dependência dos pequenos criam uma ilusão de que será assim para sempre. Mas não, eles crescem inexoravelmente em direção à independência.

O dia da grande partida.....


Resumindo, se na minha juventude, quando eu somente pensava na minha carreira, alguém me dissesse que um dia eu seria uma mãe e mulher EXTREMAMENTE FELIZ por fazer em um sábado ou domingo um estrogonofe para minha família ( COMIDA  PREFERIDA DE MEUS TRÊS FILHOS ) eu daria muita risada.
No entanto, hoje me encontro, contando nos dedos o dia em que a Manu vai chegar para então com a família reunida eu fazer um belo estrogonofe!!!

Esta é a vida, que assim seja, Amém!!!

Cibele tem uma receita do site panelinha  que eu adoro,vou colocar aqui quem sabe é diferente da tua,beijos no teu coração e obrigado pela linda história.



ESTROGONOFE DE CARNE


Tem gente que acha a receita chique. Outros acham datada. Mas ninguém resiste a um estrogonofe bem feitinho. E essa receita é deliciosa. Autor: Panelinha
Ingredientes
600 g de filé mignon limpo
250 g de cogumelos-de-paris
1 cebola grande
1 alho
250 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de conhaque
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Numa tábua, corte em fatias os cogumelos-de-paris. Se preferir, você pode substituí-los por champignon em conserva, mas o resultado será um prato com sabor menos elegante. Reserve os cogumelos e pique fino a cebola e o alho.
2. Corte o filé mignon em vários bifes finos. Corte cada bife em tiras.
3. Numa panela grande, leve ao fogo alto um pouco de azeite, cerca de 1 colher (sopa). Quando estiver bem quente, junte a metade da carne e mexa bem para dourar e selar as tiras de mignon. (Se colocar toda a carne de uma vez, ela esfria a panela, solta um líquido e acaba ficando dura.) Retire a carne da panela e repita o procedimento com a outra metade, regando com mais azeite.
4. Quando estiver dourada, transfira a carne da panela para o recipiente com a primeira metade. Volte a panela ao fogo médio, sem lavar (esse queimadinho é que dá o sabor a receita), regue mais um pouco de azeite e refogue a cebola até murchar. Junte o alho e misture por mais um minuto.
5. Junte as fatias de cogumelo à panela e refogue até que fiquem macias. Junte a carne selada à panela e misture bem. Na sequência, coloque todos os outros ingredientes e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouquinho, por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e sirva imediatamente.

Espero que tenham gostado!!!
Beijocas
Simone














4 comentários:

  1. Tocante seu depoimento Cibele.Muito emocionante... lindas palavras !!!
    Que idéia maravilhosa Simone:dar voz as mães e suas histórias de amor !! Bjs nas duas
    Claudia Caprini

    ResponderExcluir
  2. Muito belo o teu depoimento, Cibele. Filhos que foram todos desejados desde um lugar muito profundo, não acessível à consciência. Emocionante! bjs Ana Elizabeth

    ResponderExcluir