terça-feira, 20 de novembro de 2012

Peru de natal.

Olá pessoas!!!!

Hoje é feriado aqui em campinas, estamos todos relaxados depois de tantos feriados não é mesmo,que tal então dar o inicio do planejamento da sua ceia de natal ,eu gosto muito de me planejar para que tudo saia perfeito,mas como nem todos são assim espero que minhas dicas sejam úteis.

Vamos dar a largada pelo Peru,para mim ele deve ser a estrela desta noite,mas se vc mora só,ou está em algum lugar que não pode assar ou comprar uma ave que tal um prato com ele fatiado que vc pode comprar na padaria da sua esquina,só não vale passar a ceia sem saborear um né!!!


O hábito de comer peru no Natal surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos EUA, em 1621. Nesse ano, no Dia de Ação de Graças, serviu-se peru selvagem, criado pelos índios mexicanos, como prato principal. Os espanhóis os levaram para a Europa por volta do século 16. Nessa época eram servidos gansos, cisnes e pavões, aves nobres. O peru, além de ser mais barato, ganha peso mais facilmente.
Cristóvão Colombo conheceu o peru quando chegou à América. Ele acreditava estar chegando às Índias por um novo caminho. Por isso, o peru ficou conhecido na Itália como gallo d’Índia (ou dindio/dindo); na França, como coq d’Índe ou dinde; e na Alemanha, como calecutischerhahn, numa referência a Calcutá.

Por seu excelente sabor, foi logo aceito na Europa. De tanto sucesso, em 1549, foi oferecido à rainha Catarina de Médicis, em Paris. No banquete foram servidos cem aves (70 “galinhas da Índia” e 30 “galos da Índia”). Era tão apreciado que se tornou o símbolo de alimento das grandes ocasiões.
Nos Estados Unidos, o peru representou o fim da fome dos primeiros colonos ingleses que lá chegaram, e hoje é prato obrigatório no Thanksgiving, ou Festa de Ação de Graças. No Brasil a ave é apreciada desde a época colonial.




Se vc é jovem mora só e vai receber apenas alguns amigos na noite de natal ,não sabe ou não tem como cozinhar um peru que tal  um wrap de peito de peru ,queijo tomate alface e muito espumante vai ficar perfeito!!!!!


Como preparar um Peru



Rendimento: 10 porções
1 unidade(s) de peru
3 dente(s) de alho
1 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
2 colher(es) (sopa) de ervas finas
1 xícara(s) (chá) de manteiga
300 ml de suco de laranja
1/2 garrafa(s) de vinho branco
1 colher(es) (sopa) de farinha de trigo dissolvida(s)
1/2 xícara(s) (chá) de água
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino brancoFaça a vinha d'alhos: Pique os dentes de alho e misture com metade da salsinha, as ervas finas, o suco de laranja e o vinho. Tempere com sal e pimenta (Nota: se o Peru já for temperado, não é necessário salgar). Deixe o peru nesse tempero de véspera. Na hora de assar, tire da vinha d'alhos e coloque-o em uma assadeira adequada ao seu tamanho. Passe a vinha d'alhos numa peneira, reserve o líquido e a parte sólida (temperos) separadamente. Misture, com um garfo, a manteiga e os temperos sólidos nos quais o peru ficou de molho, acrescentando o restante da salsinha picada Com uma faca de ponta, faça furos no peito do peru e introduza a manteiga temperada. Coloque na forma o líquido da vinha d'alhos. Cubra com papel- alumínio e leve ao forno por 2 horas, até que esteja macio. Então, descubra e volte ao forno até que esteja dourado. Retire o peru, coloque a assadeira sobre uma boca do fogão e engrosse o molho que ficou do assado (desengordure, antes de engrossar). Engrosse com a farinha de trigo dissolvida em 1/2 xícara (chá) de água. Se quiser, acrescente mais vinho ou mais suco de laranja, dependendo de seu paladar. Se estiver salgado, junte mais água e engrosse com um pouco mais de farinha. Decore o peru, sirva-o com o molho à parte



Olha esta treliça de bacaon,hummmmmmmmmmmmm adoro.

Nada como um peito de peru bem cortado......


O peito de peu bem cortadinho e o alecrim perfumando ave  fica demais.


Mais uma receita saborosa para vc variar.

Ingredientes

1 peru de 5 kg
1 xícara (chá) de fubá
suco de 2 limões
2 cebolas
3 dentes de alho
3 dentes de alho
4 latas de cerveja
4 folhas de louro
4 ramos de tomilho
200 g de bacon em fatias
100 g de manteiga cortada em cubos
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo 


1. Descasque as cebolas, corte-as na metade e, sobre uma tábua, pique-as fino. Faça o mesmo com os dentes de alho. Reserve.
2. Numa chaleira, coloque 1 litro de água e leve ao fogo para esquentar.
3. Lave o peru sob água corrente. Esfregue-o bem com o fubá e o suco de limão. Lave novamente sob água corrente para retirar o fubá. Regue a ave com a água fervente. Este procedimento serve para tirar o gosto desagradável da gordura.
4. Numa tigela, coloque o peru e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o alho e a cebola. Regue com a cerveja e acrescente as folhas de louro e as de tomilho. Cubra com filme e leve à geladeira. Deixe marinar por 12 horas.
5. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).
6. Numa assadeira, coloque o peru com o peito para baixo, regue com a marinada e acrescente a manteiga.
7. Disponha as fatias de bacon sobre o dorso do peru, cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por aproximadamente 8 horas. Com uma concha, regue a ave com a marinada de hora em hora.
8. Após 7 horas, retire o papel-alumínio e vire o peru para dourar o peito por uma hora. Retire do forno e reserve.
9. No liquidificador, bata o molho que formou na assadeira e transfira para uma molheira.
10. Numa travessa, coloque o peru com o peito voltado para cima. Se quiser, prenda as coxas com um lacinho de fita. À mesa, fatie o peru e sirva com o molho ainda quente 





                                    COM VOCÊS JAMIE OLIVER





Adoro o Jamie ,por isso postei o video,aqui vai uma receitinha para lá de especial de recheio de peru.

Ingredientes para o recheio de ave


1 kg de paleta de porco
Sal marinho
Pimenta-do-reino branca
Meia noz-moscada ralada
Raspas da casca de meio limão siciliano
Raspas de casca de laranja ou tangerina
Um punhado de sálvia fresca
2 ou 3 tiras de bacon defumado
2 cebolas grandes
1 pão dormido triturado (ou 50g de farinha de rosca)
200g de castanhas portuguesas cozidas

Modo de preparo:
Coloque num processador a carne de porco com sal, pimenta-do-reino branca, noz-moscada, bacon, raspas de limão, raspas de laranja ou tangerina e sálvia. Bata até formar uma massa compacta, mas não homogênea. Coloque as cebolas no processador e bata até que fiquem com a consistência parecida à de um purê. Com as mãos, misture bem a carne processada com a cebola e o pão triturado (ou farinha de rosca).
Reserve metade da mistura para rechear o peru de Natal (ou outra ave). A outra metade pode ser colocada numa travessa, coberta com castanhas picadas. Coloque a travessa para assar em forno pré-aquecido a 190ºC, por 50 minutos a uma hora. Retire do forno quando estiver borbulhando e crocante por cima. Sirva junto com a ave recheada.



Por hoje é só beijocas.



Fontes:vocesabia.net,Panelinha.ig e imagens da  rede meramente ilustrativas.








2 comentários:

  1. Bahhhh demais Simone..adorei..esse teu blog ta um espetáculo ..segue assim...sucesso minha prima! Vc é surpreendente! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz quando escuto isso,tenho trabalhado duro para tudo dar certo.muitos bjs

      Excluir