terça-feira, 1 de outubro de 2013

Um Brunch para chamar de meu.

Oi Gentennnnnnnn!!!!

Hoje gostaria de falar com vocês a respeito de brunch ,acabei de fazer um aqui em casa para comemorar meu aniversário, não sei se todos conhecem  então vamos aos detalhes.







Em primeiro lugar o que é um brunch????


Brunch é uma refeição de origem Britânica que combina o café da manhã (pequeno-almoço) (breakfast em inglês) com o almoço (lunch em inglês).

A palavra Brunch surgiu na Inglaterra como uma forma de café da manhã atrasado, ou seja, nem café da manhã, nem almoço. Com isso possibilitou com que geralmente aos finais de semana quando ficamos um pouco mais na cama, e ficamos com aquela preguiça de encarar a cozinha, pudéssemos conciliar a falta do café da manhã e suprir nosso dia com um almoço, tudo ao mesmo tempo!

 Eire Rosado descreveu muito claramente em uma matéria que eu li  ,adorei fiz aqui em casa e gostaria de dividir com vcs agora.

 A prática ganhou cada vez mais adeptos que, como uma forma elegante de comemorar algo e receber os amigos pudessem apreciar iguarias que remetessem a um desjejum complementado com tantas possibilidades gastronômicas, que harmonizem entre si, criando alternativas gustativas para vários gostos.

Por isso o tipo de serviço proposto geralmente é apresentado na forma de bufê, facilitando assim o acesso aos pratos, fazendo com que a formalidade dê lugar à descontração.

Como opção desta grande mesa, entram tantos pratos quanto possíveis, indo desde os frios, aos pratos quentes, frutas variadas, verduras, legumes, ovos apresentados de várias maneiras, sanduíches, saladas sim, e porque não?

Garrafas de água e águas aromatizadas são um verdadeiro charme, nesta composição. Sucos variados compõem outras possibilidades, bem como a introdução de bebidas alcóolicas. Sim…estas podem fazer bonito neste momento, lembrando que excessos não caem bem, por isso uma garrafa de um bom espumante na temperatura certa faz bonito, agrada e harmoniza muito bem com todo o cardápio oferecido. É o famoso “Champagne Brunch”.

. Mas você já pensou em estar oferecendo um brunch em sua própria casa numa data especial?

E por que não? A ideia agradará a todos com certeza, o serviço é prático, pois você precisará de apenas de muito bom gosto, criatividade e charme para desenvolver os pratos e montar as travessas com as delícias que você poderá compor ou encomendar.

Lembrem se não  é preciso prataria ou cristais caríssimos a proposta do brunch é exatamente a descontração e a leveza,convide o bom gosto e a alegria para estarem presentes  e tudo dará muito certo.

A variedade de comidinhas fica por conta do anfitrião, leve apenas em consideração se entre seus convidados não existe alguém com alguma restrição alimentar, cabendo à convidada a preocupação de providenciar algo para que seu convidado saia satisfeito.

Hoje vou contar para vocês com fotos e receitas tudo que eu servi aqui no meu brunch, gostaria apenas de me desculpar pela qualidade das fotos, já que não são profissionais e nem receberam filtros especiais ,são fotos caseiras mesmo.


Vai uma dica, estando em Miami não deixe de desfrutar do Champagne Brunch do Biltmore Hotel em Coral Gables, é considerado o melhor da Flórida e um dos melhores dos Estados Unidos. Imperdível, mas não se esqueça de reservar,em Las vegas não deixe de conhecer o do Aria hotel é realmente incrível,e se vc estiver em NY não deixe de ir até  The Waldorf Astoria,vale quanto pesa mesmo.





























Na minha mesa tinha :


Mamão,melão, manga picados

1 tabua  com aproximadamente 2 kg de frios variados.

1 tabua  com aproximadamente 2 kg de rosbife

Queijos fresco,Gorgonzola e requeijão de cortar.

Queijo Brie com calda de frutas vermelhas.

Manteiga

Manteiga de sálvia.

Requeijão.

Coalhada seca.

Goiabada cascão cremosa.

Geleia de frutas silvestres.

Calda de chocolate amargo

maple syrup (xarope de ácer)

Terrine de salame recheada de queijo cremoso,tipo catupiri.

Pão Italiano

Pão sírio torrado em pequenos pedaços

Waffles.

Salada de alface romana com alface frisée figos frescos e presunto parma com molho de Honey mustard.

Salada de repolho roxo com abacaxi.

Tabule de frutas secas.

Torta de frango.

Pappardelle na manteiga com tomates cerejas queijo branco e manjericão.

Arroz negro e arroz vermelho de bacalhau  e alcachofra.

Bolo de laranja

Bolo de chocolate.

cheese cake de limão siciliano em calda de frutas vermelhas.

Torta de chocolate amargo com biscoitos e vinho do porto coberta com fios de ovos.

Brigadeiros gourmet.

Água aromatizada com alecrim

Sucos naturais de laranja e caju com limão siciliano.

Espumante,cerveja e whisky.

refrigerante.


Durante o brunch algumas pessoas me pediram algumas receitas, já que tudo foi feito por mim aqui em casa ,apenas o cheese cake e os brigadeiros gourmet foram feitos pela Cristina Botarro da Cris doces,então aí vai algumas,se  por ventura mais alguma receita interessar é só me pedir que eu coloco imediatamente.



TABULE DE FRUTAS SECAS.


2 xicaras de trigo para quibe.
1 colher de canela em pó,
2 colheres de açucar mascavo.
2 pitadas de sal de mãe.
400 gramas mais ou menos de frutas secas a seu gosto,eu aqui coloquei ,uvas passas pretas e brancas,ameixas pretas,damasco,cereja,nozes,castanha de caju e amêndoas em lascas.

Deixe o trigo de molho por aproximadamente 40 minutos,retire deixe escorrer e aperte em pano para retirar toda a água,coloque o açúcar e a canela e misture as frutas secas e  esta pronto para servir.

Molho para salada Honey mustard.


4 colheres de sopa cheias de maionese
4 colheres de sopa rasas de mostarda amarela de boa qualidade pq faz a diferença.
4 colheres de sopa cheias de mel de abelhas
1 colher de sopa cheia de azeite de oliva
1 pitada de sal



Arroz de bacalhau e alcachofras.

500g Arroz negro
500g Arroz vermelho
2 1/2 de bacalhau do Porto
7 miolos de alcachofra em conserva.
300g de azeitonas pretas
4 cebolas bem picadinhas.

Deixe o bacalhau de molho para dessalgar ( aqui em casa prefiro sempre o bacalhau salgado,acredito que o sabor fica muito melhor )
Dê uma aferventada no bacalhau apenas  por alguns minutos ou até levantar a fervura,reserve a água deste cozimento.
faça lascas com este bacalhau.
com a água reservada cozinhe os dois tipos de arroz separadamente conforme instruções do fabricante,
Por ultimo refogue a cebola em azeite e manteiga com uma pitada de açúcar para que ela fique moreninha e tire um pouco de sua acides,a seguir acrescente o bacalhau as azeitonas as alcachofras e por ultimo os dois tipos de arroz,e esta pronto para servir,regue com um bom azeite .



Calda de frutas vermelhas

1 vidro de geleia francesa St dalfour de framboises &Grenades.
Suco de meio limão.
1 caixa de framboesas congeladas
1 caixa de morangos congelados
1 caixa de mirtilos congelados
(Eu uso uma marca que chama De marchi frutas congeladas.)
Deixe ferver até atingir a consistência que deseja,mais ou menos espessa,eu não uso mais açúcar,prefiro mais acido mesmo,mas fica a seu critério.



Terrine de Salame 

1 ricota de mais ou menos 300g
700 g de salame italiano.
1 lata de creme de leite com soro e tudo
1  1/2 lata de leite.
1 sache de gelatina em pó sem sabor.

Processar o salame e a ricota acrescentar o leite e o creme de leite,dissolver a gelatina conforme instruções do fabricante e acrescentar mexendo levemente para que não se dissolva na misture duas caixas grandes de catupiri,colocar em uma forma e deixar na geladeira por pelo menos 6 horas.






Enfeite a sua casa com flores,eu optei por boca de leão,lírios e orquídeas e phalenopsis branca,fica tudo tão charmoso e nas entrelinhas fala ao coração de que você rebebe tenha certeza.

Não sei se vcs repararam mais tudo tinha uma plaquinha,pois é gentennnnn o nome disto é carinho e foi feito pela minha filha Camila.



Gostaria de por último agradecer muito minhas duas fieis escudeiras Márcia e Rosinha ,sem elas nada teria acontecido,obrigada meninas.

Espero que tenham gostado,se inspirem copiem e o mais importante sejam muito felizes.

Beijocas
Simone


2 comentários: