segunda-feira, 19 de agosto de 2013

sabonetes.

Olá gentennnnn!!!!

Como foram de final de semana????

Hoje estava pensando sobre o que escrever e postar para vocês e de repente recebi uma noticia que me deixou muito feliz,savons de Marceille...hummmmmm,como já contei aqui para vocês minha querida filhuca esta na França,até brincamos aqui que é a conexão Palpites / Paris  quando ela tão gentilmente posta algo direto de lá costumo falar que são nosso olhos ,pois bem o que vocês não sabiam é que eu tenho loucura por sabonetes e ao ser presenteada pela minha filha lembrei que nunca tinha contado isso aqui para vocês resolvi hoje então falar desta minha paixão.

Quem me conhece ou já viajou comigo certamente já conhecia esta minha paixão ,acho mesmo que ela me acompanha na genética minha querida vó Alda mãe do meu pai já amava um bom sabonete.



Esteja eu onde estiver sempre compro um belo e bom savon, soap ,Σαπούνι , Seife , jabón , sabun , sapone enfim um sabonete.

Cada povo desenvolveu uma cultura do uso ,adoro os artesanais  mais rústicos os famosos franceses são uma Paixão ,os gregos com suas olivas hidratam a pele de uma maneira impar trouxe alguns de Mikonos  não são tão cheirosos mas muito bons,mas devo confessar que estes de Marceille são uma paixão......

 Gosto muito dos sabonetes da Nesti Danti  il frutteto  o de  figo deles é uma coisa os ingleses da Michel são delicados e perfumadíssimos o de lavanda deles e o de Grapefruit  me encantam demais,não posso esquecer dos belíssimos e maravilhos sabonetes da Lush que eu amo também.

No Brasil já temos muita coisa boa,gosto muito dos glicerinados da Phebo e da Granado,eles agora tem umas lojas conceito  maravilhosas,há ainda os da natura do boticário e da Aromas e cia,enfim há para todas as possibilidades.

vamos conhecer mais  sobre eles.


História do Sabonete



Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade.
Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo à Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
O sabonete surgiu há 600 anos antes de Cristo. Foi criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal, água e cinzas de madeira até obterem uma pasta que servia para limpar o corpo.O produto sólido, porém, só foi criado no século 7 quando os árabes inventaram o chamado processo de saponificação.
Mais tarde os espanhóis adicionaram azeite de oliva ao produto para perfumá-lo. Até então ele só era conhecido na Europa pela nobreza espanhola, italiana, francesa e inglesa. Diz a lenda que quando os nobres presenteavam autoridades de outros países com sabonetes, enviavam junto uma bula, para explicar seu uso.
O sabonete se tornou um produto do cotidiano a partir do século 19, quando começou a ser fabricado industrialmente, barateando seu custo. Tornou-se tão popular que hoje em dia é impossível falar em higiene pessoal sem considerar o uso do sabonete .Feito com substâncias detergentes, o sabonete tem como primeira função limpar as impurezas da pele. Graças a fórmulas sofisticadas, hoje existem sabonetes para os diferentes tipos de pele, que evitam o ressecamento e garantem uma limpeza profunda.

O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele, incluindo a escabiose, a psoríese, a tinea, o versicolor e a herpes tonsurans. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o uso do sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com  um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica

Vamos as estrelas deste post,espero que gostem eu conheço vários destes e posso garantir,valem exatamente quanto pesam ou custam....

Lá no  final do Post tem uma aula de sabonetes com o Peter Paiva,adoro o trabalho dele e não poderia faltar.

Experimente, copie se inspire e acima de tudo se permita ser feliz nem que seja tomando um belo banho com um belo sabonete,e antes que alguns falem algo gostaria de lembrar que:

PRECISAR NÃO PRECISA,MAS É BOM PARA CARAMBA.



















































































Não poderia faltar uma aula do Peter Paiva,acompanho ele a muito tempo em vários lugares por onde ele já passou sempre muito carinhoso ,além de muito criativo ele explica o passo a passo com muito  e fica  lindo .





O Peter tem um site lindo e vende todo o material que vc possa precisar entra lá e dá uma conferida.

Espero que tenham realmente gostado.Gostaria de mais uma vez deixar meu beijo bem carinhoso para você Camila minha filha querida que sempre me anima e me ajuda nas minhas investidas,obrigada sempre pelo seu incentivo e amor.

Muitas Beijocas.

Simone.


Fontes :Youtube,Portal Saõ Francisco,Peter Paiva,fotos retiradas da internet meramente ilustrativas.

Um comentário: