terça-feira, 21 de maio de 2013

Festas juninas!

Oi Gentemmmmm!!!

Já estava com saudades de escrever aqui,é tanto corre corre  que as vezes não dá e morro de saudades.
Hoje vamos falar um pouco sobre as festas juninas que já estão aí batendo na nossa porta ,aqui em casa a gente adora as comidinhas e as farras.




 Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João". Outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos 3 santos populares

As festas juninas brasileiras podem ser divididas em tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás e ainda a festa no Rio grande do sul que é mais regional não trazendo o caipira e sim o Gaúcho e suas prendas como pano de fundo para a festa.

Eu moro aqui na cidade de Campinas no estado de São Paulo e quando junho se apresenta a festança não para mais,todas as pessoas desde os mais jovens até os mais idosos adoram...

vamos começar uma serie de receitinhas quem sabe não ajudamos vocês a celebrarem também ,agora pensem na mistura aqui da minha casa,eu gaúcha meu marido filho de Pernambucana com um Paulista do interior e meus filhos Paulistas,imaginem quanta mistura eu posso lhes oferecer hahahaha.




Você já pensou que pode ser uma farra  fazer suas próprias bandeirinhas com a criançada, corte tecido ou papel e cole e sai pendurando pela casa vai ficar tudo colorido e lindo, flores de papel crepom também ficam lindas, aproveite copie estas e mãos a obra.















Vamos as receitinhas então:





ARROZ DOCE


  INGREDIENTES:


1 xicara de arroz
1 pedaço de casca de limão
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma medida do leite condensado) de leite
1 e ½ litros de água fria (ou leite)
Canela para polvilhar
½ xicara de açucar

MODO DE FAZER:


Numa panela grande, misturar o arroz, a água e a casca de limão e levar para ferver. Deixar em fogo baixo, até ficar cozido e quase seco. Juntar o leite condensado e a lata de leite, caramelizar o açúcar e despejar na panela até dissolver ,isto vai deixar seu arroz moreninho e apetitoso, mexer bem e retirar do fogo. Polvilhar canela por cima.


 Canjica de amendoim


   

Ingredientes

250 g de canjica branca
2 vidros de leite de coco
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado ou coco fresco a sua preferencia
2/3 de xícara (chá) de amendoim torrado sem sal

Preparo

- Ponha a canjica em uma tigela e cubra-a com água fria. Deixe de molho até o dia seguinte. Escorra e transfira para uma panela de pressão.
- Adicione o leite e o leite condensado e o leite de coco cozinhe, após pegar pressão, por 20 minutos. Abra a panela e veja se a canjica está macia.
- Caso necessite de mais cozimento, adicione mais leite e volte ao fogo,aqui em casa gostamos com muito caldo,então vamos acertando a quantidade de leite na hora de servir. Enquanto isso, triture o amendoim torrado. Quando a canjica estiver macia, adicione o amendoim e  o coco sirva em seguida decorada com paus de canela, quentinha é um arraso.

Fonte sabores do sul.



PINHÃO


Aqui em casa gostamos muito de comer esta iguaria do inverno, cozido na panela de pressão até ficar bem macio com apenas sal, já é uma beleza.
Eu também, costumo refogar pinhões com bastante cebola e salsinha com um bom azeite e servir de antepasto, ou colocar pinhões cortadinhos em farofas  que ficam deliciosas.
Um bom arroz com pinhão também tem seu valor como costumava falar meu pai.



Receita de Bolo Souza Leão


5 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água fria
2 xícaras de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 kg de massa de mandioca
16 gemas
3 xícaras de leite de coco

modo de Preparo:

Unte uma forma grande.
Em uma panela, coloque açúcar, água, misture, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver e a calda começar a ferver. Pare de mexer e deixe a calda ficar em ponto de fio brando.
Tire do fogo, junte imediatamente a manteiga e o sal, misture e deixe esfriar.
Em uma tigela, coloque massa de mandioca, alternadamente, junte gemas uma a uma, leite de coco, amasse bem, acrescente a calda fria, misture e coe três vezes em uma peneira fina. Coloque na forma, leve ao forno e asse em banho-maria por cerca de 50 minutos ou até ficar dourado.

Esta receita foi me passada por minha sogra,eu já fiz algumas vezes e a dificuldade esta em se achar a massa de mandioca ,eu trago de Pernambuco quando vou,ou compro em casa que venda produtos nordestinos,vale a pena tentar posso garantir que se trata de uma iguaria Pernambucana.

Aqui em Campinas é possível encontrar a massa de mandioca na CASA DO NORTE JUAZEIRO

 Comidas Típicas do Norte

Av Senador Saraiva 522 - Centro

Campinas, SP | CEP: 13013-060 

(19) 3237-5928


Espero que tenham gostado,
Beijocas
Simone.



Fotos retiradas da internet apenas com intuito ilustrativo.


7 comentários:

  1. Oi Simone, adorei este post! Sabe me dizer onde encontro massa de mandioca em Campinas? Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabela nunca comprei aqui,mas prometo pesquisar e assim que tiver uma resposta eu te envio.
    beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mninas fiquem tranquilas,acabei de falar com a sueli podem procurar por ela ,temos em campinas a massa de mandioca anotem o end.

      CASA DO NORTE JUAZEIRO

      em Comidas Típicas do Norte

      Av Senador Saraiva 522 - Centro

      Campinas, SP | CEP: 13013-060 Como chegar

      (19) 3237-5928
      Beijocas

      Excluir
  3. Muito legal as receitas...adorei!
    Já posso organizar meu "Arraiá",,,rsrsrs
    Beijos Simone e Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom fico muito feliz,fique a vontade para me falar se precisar de mais alguma,ainda a semana que vem vou fazer novo post sobre comidas juninas!!!
      beijocas

      Excluir