quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicas para melhorar a ressaca dos abusos do carnaval.

Olá pessoas!!!!

O carnaval já esta aí batendo na porta,então resolvi pesquisar para vcs umas dicas de alimentação que podem ajudar bastante para aqueles que abusam da farra,mas não se esqueçam BEBIDA NÃO COMBINA COM DIREÇÃO,se beber não dirija nunca......



Vamos as dicas então:



1. Cisteína: os brócolis salvam

Quando você estiver querendo que o mundo acabe e o álcool deixe de existir, você também vai querer que seu fígado libere todo o etanal do seu corpo. Também conhecido com acetaldeído, o etanal é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo humano. Pode causar dores de cabeça, náuseas e tontura.

Por isso, não há nada melhor do cisteína encontrada em ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo. Este aminoácido é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

2. Potássio: bananas podem ajudar

Já reparou que quando você está no bar, é mais comum encontrar seus amigos no banheiro do que na mesa? Pois é, o álcool faz com que os seres humanos urinem muito mais do que o normal. Devido ao fato de as bebidas alcoólicas serem muito diuréticas, é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina.

 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O potássio é um dos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca comam alimentos ricos nesse nutriente – e não adianta fazer cara feia por causa do enjoo. A falta de potássio pode causar alguns problemas no sistema nervoso e muscular, por isso ingerir bananas, batatas chips e suco de laranja pode ser uma ótima ideia.



3. Frutose: o doce nunca é doce na ressaca

Você sabe o que é o glicogênio? Trata-se de uma reserva de energia vital para a sobrevivência dos animais, armazenada no fígado e nos músculos. Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”.

E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas). Encontrado em frutas, a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo. Infelizmente, isso não significa que as frutas vão ser gostosas, pois é fato que o paladar em dias de ressaca fica bastante alterado.



4. Sódio: o isotônico de verdade

O sal em excesso faz mal à saúde, mas ele é muito necessário para que o corpo consiga realizar algumas das principais reações químicas necessárias para a manutenção dos estados normais. Isso acontece porque o sal é rico em sódio, eletrólito essencial para os seres humanos. Junto com o potássio, o sódio é eliminado em grandes quantidades pela urina.

Acordou com ressaca? Está na hora de comer alguma coisa com sal. Mas há também outras formas de fazer o organismo recuperar o elemento químico. Ingestão de isotônicos é uma ótima alternativa, mas água de coco pode ser ainda melhor.



5. Água: recuperar o que foi perdido

Você sabe qual a relação entre desidratação e dores de cabeça na ressaca? Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água. Por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. As membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.



Para fazer com que isso seja amenizado: água, muita água. O líquido é capaz fazer com que seu corpo seja reidratado, além de permitir que o cérebro volte a trabalhar das maneiras corretas. Logicamente, um copo de água não fará a dor passar em dois minutos, mas a reidratação é essencial para a “revitalização”.





Modo de Preparo de um suco poderoso.....





 

Ingredientes
150 ml de suco de laranja
100 ml de água de coco
2 fatias de abacaxi
Meia maçã picada
Meia cenoura ralada
Folhinhas de hortelã
Função: Excelente pra prevenir os sintomas da popular ressaca, a laranja é rica em vitamina C o que aumenta as defesas do organismo e também tem ação antitóxica; o coco rico em fibras e potássio é um calmante e ajuda o organismo a não se desidratar; o abacaxi tem funções hepáticas e favorece a digestão; a maçã combate dores de cabeça e também auxilia na digestão e tem ainda ação de proteger a mucosa digestiva; a cenoura é rica em betacaroteno e esse é muito importante para as mucosas, já a hortelã é rica em vitaminas A B C e exercem ação tônica e estimulante sobre o parelho digestivo.

Sopa




Ingredientes

1 cebola média picada;
1 abobrinha média picada;
3 cenouras grandes picadas;
3 talos de aipo picados;
2 pitadas de sal;
1 folha de louro;
1 xícara (chá) de cheiro-verde fresco picado.


Modo de Fazer

Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura, o aipo, a abobrinha, o sal, as folhas de louro e o cheiro-verde. Se desejar, acrescente a pimenta-do-reino. Cubra com o caldo de galinha e espere ferver. Espere por aproximadamente 45 minutos até que os legumes fiquem macios. Retire as folhas de louro. Bata tudo no liquidificador ou deixe em pedaços.



MAIS OPÇÕES DE SUCO....




1º Suco
1 folha de couve (ou clorofila);
½ maçã;
½ pêra;
3 folhinhas de hortelã;
1 fatia de mamão;
1 colher (sopa) de farinha de linhaça.
Bata tudo no liquidificador e beba a seguir.


2º Suco
½ copo (100 ml) de água mineral;
2 rodelas de abacaxi;
½ maçã;
¼ de cenoura;
1 colher (café) de gengibre ralado.
Bata tudo no liquidificador e beba a seguir.


3º Suco
Bata chá verde com 10 morangos. Adoce a gosto.


4º Suco
2 rodelas de abacaxi;
1 pedaço de melão;
100 ml de água-de-coco;
1 folha de couve;
folhinhas de hortelã
Bata tudo no liquidificador e beba a seguir.


5º Suco
1 maçã média descascada;
½ cenoura descascada;
Aipo (ou salsão): 1 talo pequeno;
Suco de uma laranja (ou água de coco).
Pique tudo e bata no liquidificador. Beba em seguida. Use 2 a 3 copos neste dia.


Antes e depois da folia:

SUCO ENERGÉTICO

 Rico em vitamina C. Potente antioxidante; aumenta a imunidade e a energia.
Ingredientes:1 copo duplo de suco (250ml) de laranja 1 colher das de chá de guaraná em pó 1 colher das de sopa de aveia Mel orgânico a gosto Preparo:Bata os ingredientes no liquidificador, com 1 cubo de gelo e sirva.

SANDUÍCHE DO FOLIÃO


Fonte de fibras, antioxidantes e proteína. Ingredientes:2 fatias de pão integral
4 colheres (sopa) de ricota amassada1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de iogurte desnatado
2 colheres (sopa) de aveia em flocos2 colheres de sopa de tomate seco picado
1 pitada de sal marinho
4 folhas de rúcula  Preparo:Em uma tigela, coloque a ricota, o azeite, o iogurte, a aveia, o tomate seco picado e o sal. Misture, amassando com um garfo, até obter uma pasta. Distribua a pasta em cada fatia de pão e disponha as folhas de rúcula.

Espero que tenha ajudado.
Beijocas.
Simone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário